Conselho Municipal da Mulher analisa ações da Patrulha Guardiã Maria da Penha

Estiveram na pauta o cronograma de 2023, planejamento de 2023, pauta aberta para organizar os agendamentos e a assinatura da Ata. O principal tema abordado foi a Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Participaram da ação a secretária do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, Tiemi Nakano; o secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, Dr. Luiz Gustavo Lacerda Mariani; membros da Guarda Civil Municipal e do Conselho da Mulher.

A Patrulha Guardiã Maria da Penha foi criada através da Lei Municipal n°2888/2021 e tem o objetivo de dar proteção e atendimento às mulheres em situação de violência. O programa é desenvolvido em parceria entre as secretarias do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho e Segurança, Trânsito e Transporte.

A atuação especial à Violência Doméstica monitora o cumprimento das normas penais para garantir a responsabilização do agressor, além de proporcionar acolhida humanizada e orientação das vítimas, quanto aos serviços municipais disponíveis.

Segundo a Secretária de Segurança, Trânsito e Transporte, para um melhor atendimento uma nova viatura foi adquirida, o que proporciona uma atuação preventiva e comunitária, combatendo todas as formas de violência, física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.