Secretaria de Turismo e Conselho Municipal de Turismo realizam debate sobre ações para o setor em 2025
Na última sexta-feira (21), ocorreu a segunda reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Itapecerica da Serra, na Câmara Municipal. O encontro contou com a presença de autoridades do executivo e legislativo, além de membros da secretaria de turismo, da sociedade civil e conselheiros.

Na última sexta-feira (21), ocorreu a segunda reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Itapecerica da Serra, na Câmara Municipal. O encontro contou com a presença de autoridades do executivo e legislativo, além de membros da secretaria de turismo, da sociedade civil e conselheiros.
Dentre eles, os vereadores Giba, Cicero Melo, Alex Napoleão, Dunga, Irmã Rose, Mauro Cavalheiro e José Martins; o Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente Guilherme Palmezano; da secretaria de turismo Valter Ribeiro, Vantuir Guedes, Gustavo Rezende e Karollyne Rotger, representando o Prefeito Ramon Corsini, o Vice Allan Dias e o Secretário Marcio Roberto; do conselho Presidente Adriana de Lima e Vice Fernando Napolitano; entre outros.
Entre os principais temas discutidos, destacaram-se questões ambientais e elementos fundamentais para o turismo local.
A Secretaria do Meio Ambiente apresentou a necessidade de atualizar os dados sobre as nascentes da cidade, do último levantamento feito. O COMTUR sugeriu incentivos à preservação dessas áreas.
Outros pontos de destaque foram os royalties da empresa de distribuição de água da região, e a compensação ambiental, com a sugestão de criar um projeto de lei para que os recursos sejam aplicados no próprio município.
Fernando Politano, vice-presidente do COMTUR, também apresentou o projeto da Estação Ecológica do Beco do Embu Mirim, que visa promover educação ambiental e turismo ecológico. A proposta está sendo analisada pela Secretaria do Meio Ambiente.
O Monge Marcos, conselheiro, apresentou o projeto da ARIE (área de relevante interesse ecológico), que está sendo desenvolvido em torno do templo ENKOJI.
Valter Ribeiro, representante da secretaria e conselheiro, ressaltou sobre reforçar a identidade turística do município, sugerindo olharmos com carinho para o turismo religioso e valorização da gastronomia local. O COMTUR propôs o lançamento do Concurso Gastronômico de Itapecerica da Serra, com o objetivo de efetivar esse fortalecimento.
O conselho também se comprometeu a estudar possibilidades de melhorias para o Fundo Municipal de Turismo.
Encerrando a reunião, o presidente da Câmara vereador, Cicero Melo, explanou a tramitação das emendas impositivas e os mecanismos que podem ser utilizados.
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, o presidente da Câmara, vereador Cícero Melo, e o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Palmezano, receberam os Certificados de Guardião do Turismo.
As reuniões do COMTUR são itinerantes e acontecem mensalmente em diferentes locais de Itapecerica da Serra, com todos os conselheiros atuando de forma voluntária. "A Prefeitura agradece a todos os envolvidos pelo engajamento e pelas importantes contribuições ao desenvolvimento do turismo no município".