COMTUR discute ações para fomentar turismo na cidade
A reunião foi aberta com a apresentação dos novos representantes do Conselho de Turismo. Estiveram presentes os servidores da Secretaria de Turismo: Valter Ribeiro, Vantuir Guedes e Gustavo Rezende, e representando a vereadora Irmã Rose, Felipe Ferrari.
 
Durante o encontro, foi discutida a importância das casas de taipa no município, com a sugestão de um mapeamento e reconhecimento dessas construções como patrimônio local. O munícipe Pedro falou sobre o União Futebol Clube, fundado em 1946, e a proposta de retomar suas atividades na cidade.
 
A conselheira Carolina Pereira destacou a importância da pavimentação turística em outras cidades e sugeriu que opções semelhantes possam ser implementadas em Itapecerica da Serra, tornando os locais mais atrativos e sustentáveis. Thiago Abdo mencionou o Circuito Mata Atlântica e sugeriu melhorias na infraestrutura das rotas turísticas.
 
A reunião contou também com a palestra de Márcio Silva, Chefe de Policiamento e Comunicação Social da PRF, e do policial Rony, que apresentaram os projetos desenvolvidos nas cidades vizinhas, destacando a importância do turismo para a geração de emprego e renda, especialmente por meio da sustentabilidade. Eles também abordaram o impacto das questões de trânsito na região.
 
Outro ponto discutido foi a recente aprovação de uma lei na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, que altera a Lei nº 2.699, de 27 de março de 2019, com a modificação introduzida pela Lei nº 2.859, de 20 de abril de 2021, na qual dispões da alteração do COMTUR.
 
Por fim, o vice-presidente Fernando Napolitano compartilhou o lançamento do documentário "Fé e Tradição", do qual foi produtor. O documentário, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, narra a história da Romaria de Itapecerica da Serra a Pirapora do Bom Jesus. O Clube dos Pimentas, representado por Lívia Pimenta, e o policial rodoviário federal Márcio, recebeu uma homenagem como "Guardião do Turismo".