Praça do Cruzeiro recebe tradicional Reza de Santa Cruz neste sábado

A tradição da Reza de Santa Cruz iniciou-se no Brasil na época do seu descobrimento, sendo popularmente espalhada pelos jesuítas portugueses. Em território itapecericano, Padre Belchior de Pontes difundiu o costume.

Belchior mal sabia a grandiosidade que a oração viria a ter. Os moradores mais antigos da cidade contam que um dia, em frente à casa de Dona Zoraide Eva das Dores, parteira da vila, um andarilho pediu algo para comer. Dona Zoraide, com bondade, deu um prato de comida a ele, mas as crianças do lugar sentaram-se ao lado dele também com fome. Mesmo faminto, ele deu toda a comida a elas. Quando Zoraide saiu de casa para repreender as crianças, o homem havia desaparecido, no local onde hoje encontra-se o Cruzeiro da cidade. Quando a história se espalhou, os moradores começaram a rezar o terço no local. Essa tradição perdura até hoje, há mais de 90 anos. 

Realizada todo ano no mesmo dia (03/05) e local (Praça do Cruzeiro), a Reza de Santa Cruz é organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, faz parte da comemoração de aniversário de Itapecerica da Serra e acontece a partir das 15 horas.