Valorização Policial: Solenidade alusiva ao 36º aniversário do 25º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo é realizada em Itapecerica da Serra
Foi realizada hoje, 3 de julho, a solenidade em comemoração ao 36º aniversário do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM/M), com sede em Itapecerica da Serra. O evento teve como objetivo valorizar os policiais militares que se destacaram no exercício de suas funções, bem como homenagear autoridades, colaboradores e representantes dos municípios que compõem a área de atuação do batalhão: Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Embu-Guaçu.

A cerimônia, realizada no Complexo Administrativo da Prefeitura, teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pela Banda da Polícia Militar, em sinal de respeito e civismo. Na sequência, foram entregues diplomas de reconhecimento a colaboradores civis e autoridades que, ao longo do ano, prestaram apoio à corporação. Prosseguindo com a solenidade, foram homenageados os policiais militares que se destacaram em ocorrências relevantes ocorridas entre janeiro e junho de 2025. Como forma de reconhecimento pela dedicação, coragem e comprometimento com a segurança da população, foi entregue a Medalha Laura do Mérito Pessoal em 1º Grau.
A entrega das honrarias teve como propósito reforçar o compromisso institucional com a valorização do policial militar, cuja missão maior é proteger vidas e garantir a ordem pública. A solenidade de valorização foi instituída em 1974 e, desde então, destaca a importância do trabalho prestado pelos integrantes da corporação. A solenidade reforçou a importância da integração entre a Polícia Militar e a sociedade civil, valorizando a dedicação dos que atuam diariamente na promoção da segurança pública.
Estiveram presentes: Tenente-Coronel Osvaldo Júnior – Comandante do 25º BPM/M e anfitrião da solenidade; Coronel Renato Lopes – Comandante do Comando de Policiamento de Área 8 (CPA/M-8) – Osasco; Dr. Djalma Moreira Júnior – Juiz de Direito da 4ª Vara da Comarca de Itapecerica da Serra; João Valério – secretário municipal, representando o prefeito de Itapecerica da Serra; Joaquim Neto – assessor de gabinete, representando o vice-prefeito; Cícero Mello – Presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra; Felipe Seme Amed – Prefeito de São Lourenço da Serra; Val Santos e Irmã Rose – Vereadores de Itapecerica da Serra e Márcia Motta - Presidente do CONSEG-IS. Além de empresários, demais autoridades das forças públicas e líderes comunitários.
Durante a solenidade, o Tenente-Coronel Osvaldo Júnior destacou a importância do reconhecimento institucional, da presença da família e da colaboração da sociedade civil, ressaltando que esses elementos são fundamentais para fortalecer a missão da Polícia Militar na preservação da ordem pública nos municípios sob responsabilidade do 25º BPM/M. "A cada serviço prestado, fica evidente o espírito de coragem, dedicação e persistência dos nossos policiais", afirmou o Tenente-Coronel.
O Capitão Ângelo Luiz Cesário também fez uso da palavra durante a cerimônia, destacando a importância da dedicação, da persistência e, sobretudo, do amor pela profissão policial. Segundo ele, esses valores são determinantes para o êxito na missão de proteger e preservar vidas. Em sua fala, o Capitão agradeceu a presença de todos os participantes e homenageados, estendendo seus agradecimentos aos colaboradores civis, autoridades, empresários, ao prefeito Dr. Ramon Corsini e ao seu vice Allan Dias, prefeitos de demais municípios, vereadores, líderes religiosos, ao poder legislativo e demais apoiadores que, de forma direta ou indireta, contribuem para o fortalecimento das ações da Polícia Militar na região.
"O que temos de mais valioso não é o dinheiro, e sim o tempo. E hoje reservaram minutos importantes para a valorização do trabalho de todos, enfatizando a dificuldade da profissão. Estes policiais são responsáveis pela queda de 8% na criminalidade. Uma salva de palmas calorosa para esses pais de família que protegem a sua e a nossa família; verdadeiros heróis", enfatizou o Capitão Ângelo Luiz Cesário.