Itapecerica da Serra recebe capacitação paralímpica gratuita para profissionais de educação física

Para a abertura da ação foi realizada uma cerimônia com a participação de Miro Dias (secretário municipal de Esporte e Lazer), Irani Roschel (secretária municipal de Educação) João Manoel Scudeler de Barros (secretário executivo da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Regina Olivares de Albuquerque Costa (supervisora de Ensino Responsável pela pasta da Educação Especial - Diretoria de Ensino região de Itapecerica da Serra), Juliana Dias (conselheira DO CREF/SP) e da diretora escolar Ivete Baciega (Escola Municipal Prefeito Álvaro Rodrigues Pereira).

A iniciativa foi ainda abrilhantada pela presença da paratleta itapecericana de tênis de mesa Nicolle Santos. Com apenas 19 anos, Nicole já conquistou inúmeras medalhas e integra a Seleção Brasileira Paralímpica, sendo a número 1 do Brasil e 14ª do mundo.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias Estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes e conta com parceria da Prefeitura de Itapecerica da Serra. O curso oferece 200 vagas destinadas a professores de educação física das redes pública e privada, estudantes do último ano de graduação na área e profissionais ligados a clubes, entidades e associações esportivas.

O programa tem como objetivo impulsionar o esporte paralímpico, proporcionando qualificação técnica com abordagens teóricas e práticas em modalidades como atletismo, futebol de cegos, halterofilismo, natação, tênis de mesa, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas e goalball.

Os profissionais habilitados poderão impactar cerca de 9 mil pessoas com deficiência, o que representa 7,7% da população do município, de acordo com dados do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ao final da formação, os participantes receberão um certificado.