Prefeitura de Itapecerica da Serra realiza 14ª Conferência Municipal de Assistência Social
Foi organizada nesta quinta-feira, 10 de julho, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itapecerica da Serra. O evento teve como tema central os "20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. A ação foi promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS.

A mesa de trabalhos foi composta por: Anali Corsini (secretária do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho - SDSRT), Thiago Campos Lima (presidente do CMAS), Luis Gustavo Américo Silva, Apóstolo Edenes (Assessor Especial da SDSRT), Ana Paula (diretora de Proteção Social Básica), Zilma Alves de Jesus (representante do Departamento de Vigilância Socioassistencial e vice-presidente do CMAS), Tais Nascimento (diretora de Atenção Social Especial), e Giovana Maciel (secretária executiva do CMAS).
"A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social tem como finalidade garantir que a política pública de assistência social seja efetiva, inclusiva e apta a atender, com dignidade e responsabilidade, às necessidades da população, em especial dos grupos em situação de vulnerabilidade e risco social", explicou a secretária Anali Corsini.
Inspirada na temática da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, o evento reafirmou o compromisso do município com o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), celebrando duas décadas de sua construção e atuação no país. A conferência contou ainda com a palestra de Allan Francisco Carvalho, especialista em direitos humanos com amplo currículo para contribuições no quesito social, que realiza um importante trabalho no âmbito nacional e do SUAS; ele trouxe reflexões importantes sobre os 20 anos do SUAS, destacando os desafios enfrentados, os avanços conquistados e os caminhos possíveis para a consolidação da proteção social no Brasil.
Para incluir e compartilhar conhecimento com os participantes, o Sr. Allan Francisco Carvalho contou um pouco de sua história e sua estrada até aqui, compartilhando o seu trabalho e experiências. "A palavra crachá é de origem francesa e significa honraria que carregamos no peito. Cada ser humano carrega um crachá e devemos honrar a ele", contou Allan Francisco Carvalho.
Foi enfatizada ainda a importância da democracia, suas qualidades e defeitos para serem melhorados e discutidos. Porém, mesmo com seus defeitos continua sendo extremamente importante para o desenvolvimento social. Para explicar o SUAS foi feita uma explicação cronológica, desde o descobrimento do Brasil até os tempos atuais. A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social elaborou propostas que serão encaminhadas para as etapas estadual e federal. Todas as propostas são importantes para o crescimento do município e para a inclusão social; o trabalho do SUAS é feito com humanização e protegendo os mais vulneráveis.
Foram trabalhados os seguintes eixos temáticos: Eixo 1: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades; Eixo 2: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional; Eixo 3: Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e Inclusão Social; Eixo 4: Gestão Democrática, Informação do SUAS e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social e Eixo 5: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
"Um trabalhador SUAS deve ter olhos para ver todos aqueles que precisam de ajuda; aqueles que não são capazes de realizar esta atividade, não são trabalhadores verdadeiramente do SUAS", destacou o presidente do CMAS, Thiago Campos Lima.
Ao final da conferência, foi feito um agradecimento especial a todos os participantes, profissionais, conselheiros, representantes da sociedade civil, autoridades e usuários do sistema, que contribuíram com suas experiências, opiniões e presença ativa nos debates. O momento foi marcado ainda por reflexões profundas sobre o papel do SUAS no enfrentamento das desigualdades sociais e pela reafirmação da importância de políticas públicas fortes, humanas e sustentáveis.