Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho

  • Endereço: Av. Eduardo Roberto Daher nº 1285 - Centro
  • E-mail: [email protected]
  • Horário de Atendimento: Das 8h às 16h30 de Acordo com o Decreto Municipal nº 1998 de 22/11/2007

 

SECRETÁRIA ANALI JACOB CORSINI


Supervisão - Departamento de Programas, Projetos e Políticas Públicas

Francisco Thiago Campos Lima
(11) 4668 - 9504

Supervisão - Departamento de Proteção Social Básica

Ana Paula Arilla

(11) 4668 - 9311


Supervisão - Departamento de Proteção Especial - Alta e Média Complexidade

Thais Nascimento Bitencourt

(11) 4668 - 9453

Supervisão - Departamento Vigilância Socioassistencial

Zilma Alves de Jesus 

(11) 4668 - 9452

Gabinete - Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho

Assessor da Secretária: Edenes Ferreira Matos - Tel. (11) 4668-9309
 
Elaine Cristina dos Santos - Tel. (11)4668-9310

Marcos Dias (11) 4668 - 9503

Geovanna Maciel Silva  (11) 4668 - 9314

José de Souza Leite (11) 4668 - 9450

 

 

Regiane Soares da Silva
(11) 4668 - 9313

 

  • Horário de Atendimento: Das 8h às 16h30 de Acordo com o Decreto Municipal nº 1998 de 22/11/2007

 

EM CONSTRUÇÃO

EM CONSTRUÇÃO

 

 
 
  1. coordenar e definir as diretrizes da Política Municipal da Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social;
  2. elaborar o Plano Municipal da Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social;
  3. organizar e gerir a rede municipal de inclusão e proteção social, os programas, projetos e serviços assistenciais;
  4. articular com outras políticas públicas a inclusão dos destinatários da Assistência Social;
  5. supervisionar, monitorar e avaliar as ações da Assistência Social no Município;
  6. estabelecer mecanismos de articulação com as outras esferas de Governo e com a Sociedade Civil para garantir apoio técnico e financeiro;
  7. desenvolver programas de qualificação de Recursos Humanos para a área de Assistência Social;
  8. coordenar o desenvolvimento de gestão pública de emprego e renda;
  9. articular parcerias entre Poder Público e entidades da Sociedade Civil com vistas à elaboração e execução de projetos da área de empregos e geração de renda;
  10. contribuir para a qualificação e requalificação profissional dos trabalhadores do Município;
  11. coordenar os serviços do Fundo Social de Solidariedade;
  12. manter relações organizacionais com a Vara da Infância e Juventude; e
  13. gerir a execução de programas e projetos estaduais e federais em âmbito municipal.
  
2019
2018
2017

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL EM ITAPECERICA DA SERRA 

 

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil pertence ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, a qual oferta serviços e programas socioassistencial à família e as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, por meio do atendimento no Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e ou no Centros Especializados de Referência de Assistência Social (CREAS).

Para crianças e adolescentes retirados da situação de trabalho infantil, são ofertados serviços socioeducativos e atividades de contra turno ao período escolar, como o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, também ofertados pelos CRAS. Outras políticas públicas também são ofertadas como ensino em tempo integral, atendimento no âmbito da Saúde, inclusão em projetos de caráter cultural, lazer e atividades esportivas, entre outros.

Em Itapecerica da Serra no ano de 2023 a Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra, através do Chefe do Poder Executivo assinou o Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público do Trabalho, onde passamos a ter que cumprir algumas obrigações, como realizar algumas ações em Itapecerica da Serra, sendo:

Palestras, Capacitações aos servidores, Fórum, Campanha de Conscientização aos munícipes, mapeamento de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. 

 

FOTOS DE AÇÕES

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ARTICULAÇÃO REDE

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Conselhos Municipais

Convocação
2017 - Resolução
2019 - Atas de Reunião
2020 - Resoluções
2020 - Atas de Reunião
2021 - Resoluções

* Resolução 04/2021

* Resolução 05/2021 

2021 - Atas de Reunião

CALENDÁRIO REUNIÕES 2021

 

   Eleições Conselho Tutelar - Ano 2023

Edital nº 11/2023

Resolução Nº 01-2023 CMDCA

Resolução Nº 02-2023 CMDCA_

Resolução nº 03 de 2023

Ediltal Nº 003-2023 CMDCA

Edital Nº 004-2023 - Resultado_Prova_CT

EDITAL 005 -CLASSIFICACAO ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR

Ficha de Inscrição Conselho Tutelar

Ata de Reunião - Comissão Processo de Eleição Conselho Tutelar 2023 - Dia 25-04-2023

Ata - Reunião Ordinária Comissão Especial - Eleição Conselho Tutelar - Dia 03-05-2023

Resultado de Recursos dos candidatos inscritos para o Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar - 2023

Resultado Final - candidatos inscritos para o Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar - 2023

EDITAL CMDCA Nº 07_2023, DE 27 DE JUNHO DE 2023-1

Edital n° 008-2023 - CMDCA

EDITAL CMDCA 09-2023

Resolução Conselho Tutelar 02 de 2023

Recurso

EDITAL Nº 10 CMDCA RETIFICACAO

Edital CMDCA 12-2023

Edital CMDCA 13-2023

CANDIDATOS AO PROCESSO DE ESCOLHA CONSELHO TUTELAR 2023

Realocação das escolas

Ofício_14_ComissãoCT

Publicação do resultado da votação Conselho Tutelar

Processo 37759_23_recurso

 

  2023 - Atas

Ata - Reunião Ordinária CMDCA - Dia 26-01-2023

Ata - Reunião Ordinária CMDCA - 16-02-2023

Ata - Reunião Ordinária CMDCA - Dia 16-03-2023

Ata - Reunião Extraordinária - CMDCA - Dia 28-03-2023

Ata - Reunião - CMDCA - Dia 04-04-2023 1ª

Ata - Reunião Extraordinária CMDCA - Dia 04-04-2023 2ª

Ata - Reunião Extraordinária CMDCA - Dia 12-04-2023

Ata de Reunião Ordinária CMDCA - 20-04-2023

Ata Reunião Extraordinária CMDCA - 28-04-2023

ATA CMDCA 24.05.2023_0001

ATA CMDCA 15.06.2023_0001

ATA CMDCA 29 junho de 2023

ATA Ordinária CMDCA 20-07-23

ATA CMDCA 29.07.2023 REUNIÃO EXTRAORDINARIA

ATA Extraordinária CMDCA 14-09-2023

ATA Extraordinária CMDCA 08-11-2023

 

CHAMAMENTO PÚBLICO - 2023

EDITAL Nº 216 2023 - CHAMAMENTO 003 2023

 
2023 - Resolução

RESOLUÇÃO CMDCA N°01 2023_0001

RETIFICACAO RESOLUCAO C.M.D.C.A NB 001-2023

 

2024

Calendário CMDCA 2024

CMDCA Relação de OSC Inscritas 2024

 

Eleição Conselho Tutelar

Edital 01/2024 - CMDCA - Homologação

Edital 02/2024 - CMDCA - Convocação Posse

 

Eleições CMDCA - Biênio 2024-2026

Edital CMDCA 2024_2026_0001

RETIFICACAO Edital CMDCA 2024 2026 Eleicao assinado

Resolucao 01.2024 assinado

 

2024 - Atas

ATA CMDCA 17 01 2024

ATA CMDCA 21 02 2024

ATA CMDCA 17 04 2024

ATA CMDCA 15 05 2024

ATA CMDCA 22 05 2024

ATA CMDCA 19 06 2024

ATA CMDCA 21 08 2024

ATA CMDCA 21 08 2024

ATA CMDCA 18 09 2024

ATA CMDCA_13_03_24

ATA CMDCA 13 11 2024 

ATA CMDCA 11 12 2024

 

2025

Calendário 2025 CMDCA

 

EDITAIS 2024

Edital 055/2024 - Convocação para Assembléia 

Ata de 21 de novenbro de 2024

Ata de 26 de novembro de 2024

Resolução 02 de 2024 

ATAS 2024

Ata Janeiro

Ata Fevereiro

Ata Março

Ata Junho

Ata Julho

Ata Agosto

Ata 13 de setembro

Ata 26 de setembro

Ata 21 de novenbro

Ata 26 de novembro 2024

RESOLUÇÕES

Resolução 14 de 2014

Resolução 01 de 2019

Resolução 02 de 2020

Resolução 03 de 2020

Resolução 04 de 2021

Resolução 05 de 2021 

Resolução 01 de 2022 

Resolução 01 de 2023 

Resolução 02 de 2024

2023 - Atas de Reunião
Decretos 2023
2020 - Atas de Reunião
2021 - Atas de Reunião

CALENDÁRIO REUNIÕES 2021

2022 - Editais

Edital 034/2022 - Convocação para Assembléia

2019 - Atas de Reunião
Inscrições no CMDI
Editais
 Resoluções
Ofícios 2020
2019 - Atas de Reunião

 

   CALENDÁRIO

Calendário CMDI 2023

 

    ATAS - 2023

ATA CMDI 27-02-2023

ATA CMDI 10-03-2023

ATA CMDI 23 01 2023

ATA 27 03 2023 CMDI

ATA 24 04 2023 CMDI

ATA CMDI 15 DE MAIO 2023

ATA cmdi 22 maio de 2023 - 0001

ATA CMDI 02-06-2023

Ata CMDI 26-06-2023

ATA CMDI 28.07.2023 - 0001

ata cmdi 28-08-2023

ATA CMDI 25-09-2023

ATA CMDI 27-11-2023

ATA CMDI 11-12-2023

 

2024

Calendário CMDI 2024

 

ATAS 2024

ATA 22.01.2024

ATA 26.02.2024

ATA 25.03.2024

ATA 26.04.2024

ATA 02 a 07.05.2024

ATA 27.05.2024

ATA 24.06.2024

ATA 23.07.2024

ATA CMDI 26 08 2024_0001

ATA 28.08.2024

ATA CMDI 23 09 24_0001

ATA CMDI 21 10 24_0001

ATA CMDI 16 12 2024_0001

ATA CMDI 25 11 2024_0001

 

2025

Calendário CMDI 2025

Atas da Comissão de Chamamento Público do COMSEA.

ATA COMISSÃO COMSEA 06.04.2020

Serviços

 
Chefe de Divisão: Claudiomar Vitorino da Silva

Endereços:

- Unidade Central: Rua Treze de Maio, nº 100, Centro - (Prédio do PAT) - (11) 4667-4612.

- Unidade Valo Velho: Estrada dos Coqueiros, nº 09 - Jd. Idemori (Prédio do CRAS Valo Velho) – (11) 4165-1030.

- Unidade Jacira: Estrada Comodoro, nº 200 - Jardim Jacira (Prédio do PAT Jacira) – (11) 4669-4382.

Whatsapp - (11) 94011-0064 - De segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

 

Bolsa Família 

Não esqueça de consultar o calendário de pagamento do Bolsa Família..

Lembre-se que seu cadastro deve ser atualizado a cada dois anos. Para atualização apresentar os seguintes documentos originais de todos os moradores da casa, na Central do Cadastro Único:

 

     CORDÃO DE GIRASSOL  

      

 

 

O Centro Profissionalizante oferece cursos de iniciação e qualificação profissional, para a formação dos munícipes, inclusive alguns cursos com certificação SENAI. Formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

Cursos oferecidos:

  • Culinária: Confeitaria, bolos para festas, brigadeiros, ovos de páscoa, pão doce, pão salgado, coxinha, quibe, esfiha, risole, etc.
  • Cabeleireiro: Corte feminino, escova, tratamento capilar, colorimetria, relaxamento, etc.
  • Costura: reta overloque, modelagem básica, moletom, lingerie, petshop, cama mesa banho, customização, patchwork, etc.
  • Artesanato: Biscuit, fuxico, decopajem, reciclagem, etc.

Endereços:

Núcleo do Jd. Branca Flor

  • Rua Cerro Largo, 312- Jd. Branca Flor
  • (11) 4667-7747

Fundo Social de Solidariedade

  • Estrada João Rodrigues de Moraes,nº660-Bairro:Lagoa

Horários de funcionamento: Segunda à sexta-feira das 08 às 17 horas na sede. Após as 17 horas e finais de semana, atende em plantão.

 

Eleição Conselho Tutelar - 2023

Acesse:

Resolução Nº 01-2023 CMDCA

Resolução Nº 02-2023 CMDCA_

Ficha de Inscrição Conselho Tutelar

Resultado Preliminar - Inscritos p. Eleição Conselho Tutelar 2023

EDITAL N°06_0001

 

 

Centro

Priscila Rodrigues dos Santos - (11) 94744-9360

Ingrid de Paula Oliveira Teodoro - (11) 94744-1192

Heliana Aurora Rocha Miguel Souza - (11) 94744-2294

Silvana Gomes dos Santos - (11) 94744-3312

Raimunda Alves da Silva - (11) 94743-7124

 

Escala de Atendimento 2024

Escala de plantão finais de semana 2024 Conselho Tutelar Centro 

Escala de Plantão Conselho Tutelar - Und. Centro - Ano 2025

  •  
  • Jardim Jacira 

  • Endereço: Estrada Comodoro, Nº 200 – Jardim Jacira
  • E-mail: [email protected]
  • Telefone: (11) 4165-1192 / (11) 4165-1711
  •  
  • Conselheiras:
  • Cristiane Ricardo de Souza - (11) 9 4745-1207
  • Tatiane Pessoa Borges da Cruz - (11) 9 4742-0887
  • Hayssa Thuanny Gomes Duarte - (11) 9 4742-3427
  • Talita Soares do Nascimento - (11) 9 4742-2178
  • Hosana Brito dos Santos - (11) 9 4745-3296
  •  

ESCALA DE PLANTÃO CONSELHO TUTELAR JACIRA 2024

Escala de Plantão Conselho Tutelar - Und. Jd. Jacira - Ano 2025

 

Eleição do Conselho Tutelar

Edital nº 002 - 30 de Maio de 2019
Retificação ao Edital nº 002 - de 30 de maio de 2019
Edital 002 - Candidatos Deferidos e Indeferidos
Publicação Final Candidatos Deferidos
Retificação nº 02 ao Edital nº 002 - de 30 de maio de 2019
Edital nº 02 - Resultado do Processo Seletivo do Conselho Tutelar
Retificação nº 03 ao Edital nº 002 - de 30 de maio de 2019
Edital nº 02 - Convocação Curso de Capacitação
Retificação n° 03 ao Edital nº 002 de 30 de maio de 2019
Retificação nº 04 ao Edital nº 002 de 30 de maio de 2019
Lista Definitiva Conselho Tutelar
Lista Conselho Tutelar
Locais de Votação
Retificação n° 05 ao Edital nº 002 de 30 de maio de 2019
Locais de Votação
Resultado Eleição Conselho Tutelar

O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família- PAIF , cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

O CRAS coordena e acompanha no município programas de transferência de renda para famílias em situação de pobreza e/ou extrema pobreza, como o Bolsa Família do Governo Federal.

 

Localização dos CRAS:

CRAS Jardim Jacira
  • Coordenadora: Milena Marcelo Moreira
  • Endereço: Rua: Nossa Senhora da Conceição nº 283 - Jardim Crispim
  • Telefone: (11) 4669-4606
  • Bairros abrangentes:

    Crispim, Jaceguava, Chác. Balbina, Chác. Macedo, Cidade São Pedro, Jd. Analândia, Jd. do Carmo, Jd. do Éden, Jd. Horacina, Jd. Horizonte Azul, Jd. Jacira, Jd. Maria Cristina, Jd. Nogueira, Jd Pelúcio, Jd. Sonia Maria, Jd. Santa Julia, Jd. Trapé, Jd. Trolesi, Pq. Jandaia, Pq. Santo Antonio, Pq. São Francisco, Pq. São Lourenço, Recanto da Floresta, Recreio do Colibris, Serra Linda, Vale da União, Jd. das Oliveiras, Chácara Iracema, Chácara Cinco Enes, Morro da Mandioca.

  •  

 

 

CRAS Parque Paraíso
  • Coordenadora: Rafaela da Silva Pereira
  • Endereço: Av. dos Itapecericanos nº392
  • Telefone: (11) 4165-1991 / 4165-2040
  • Bairros abrangentes:

    Mombaça, Palmeiras, Engenho, Centro, Chácara dos Fisher, Chácara Guarapiranga, Chácara Vista Alegre, Embu Mirim, Itaquaciara, Jd. dos Pinheiros, Jd. Ester, Jd. Imperatriz, Jd. Itapecerica, Jd. Marilu, Jd. Montesano, Jd. Nissalves, Jd. Paraiso, Jd. Petrópolis, Jd. Renata, Jd. Sampaio, Jd. Santa Isabel, Jd. São Marcos, Jd. São Pedro, Jd. Teresa Maria, Jd. Virginia, Lagoa, Olaria, Parque Paraiso, Pq. Santa Amélia, Pq. Yara Cecy, Vila Geni, Jd Mirante, Pque Delfim Verde.

  •  

 

 

CRAS Potuverá
  • Coordenadora: Mirian Freires Lima
  • Endereço: Rua Manoel Antonio da Silva, 187-B
  • Telefone: (11) 4147-3220
  • Bairros abrangentes:

    Aldeinha, Ressaca, Bairro do Potuverá, Jd. das Acácias, Jd. do Convento, Pq. Santa Adélia, Refúgio da Serra.

  •  
  •  
  •  
CRAS Valo Velho
  • Coordenadora: Diênia Martins de Almeida
  • Endereço: Estrada dos Coqueiros, 09, Jardim Idemori
  • Telefone: (11) 4165-1030
  • Bairros abrangentes:

    Chácara Colorado, Chácara dos Alpes, Chácara São Jorge, Chácara Santa Maria, Jd. Branca Flor, Jd. Campestre, Jd. Cinira, Jd. das Esmeraldas, Jd. Diniz, Jd. Hitoshi, Jd. Idemori, Jd Maribel, Jd. Marmarita, Jd. Valo Velho, Jd. Vitória, Recreio Primavera, Vila Leonor.

  •  

 

CREAS é a unidade pública estatal que oferta serviços da proteção especial, especializados e continuados, gratuitamente a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. Além da oferta de atenção especializada, o CREAS tem o papel de coordenar e fortalecer a articulação dos serviços com a rede de assistência social e as demais políticas públicas. Entre outros serviços estão:

Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)

Esse serviço deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens.

O Serviço de Proteção a Adolescentes em Cumprimento de Medida atende adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pelo juiz da Infância e da Juventude.

A implantação deste serviço deve contribuir para redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidência; orientação e proteção social a famílias e indivíduos; acesso a serviços socioassistenciais e das políticas públicas setoriais; identificação de situações de violação de direitos socioassistenciais e melhoria da qualidade de vida das famílias.

Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

Ofertado nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua, o serviço é dedicado a atenção especial a pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, devendo contribuir para ações de reinserção familiar ou comunitária e construção de novos projetos de vida de pessoas em situação de rua, pautada na postura de respeito às escolhas individuais de cada sujeito.

Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias:

Através desse serviço é possível realizar o atendimento no domicílio do usuário, ofertando atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos.

 

  • Coordenadora: Neudir Filomena Sudatti Pança
  • Endereço: Rua Treze de Maio, 100 (Anexo ao Conselho Tutelar) 
  • (11) 4666-1026
  • (11) 4666-5942
  • (11) 93253-5349

 

Plano de Trabalho 2020 - CREAS

 
Banco de Alimentos: é uma iniciativa de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN, que tem como objetivo a redução de desperdício de alimentos, o aproveitamento integral de alimentos e a promoção de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo assim para a diminuição de Insegurança Alimentar no Município e a promoção do Direito Humano a Alimentação Adequada - DHAA. 
 
Nutricionista: Gabriela Soares Meira
Endereço: Rua Fazenda Paraíso, 251, Parque Paraíso
Telefone: 11 4666-2025
 
 
Projeto “Construindo a Segurança Alimentar e Nutricional” - UNASP

Baixe as apostilas:

- Receitas de Aproveitamento Integral dos Alimentos

- Horta Doméstica

- Higiene na Manipulação dos Alimentos

- Alimentação Saudável

 

Presidente: Anali Jacob Corsini
Assessoria: Elaine Cristina dos Santos
Endereço: Estrada João Rodrigues de Moraes, Nº 660 – Lagoa
Telefone(11) 4668-9310 / (11) 4165-1194

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV possui um caráter preventivo e proativo, pautada na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Os usuários são divididos em faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vida.

A Porta de entrada para acesso ao serviço é o CRAS de referência, e atualmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV é executado nos seguintes locais:

  • Avenida dos Itapecericanos, 392 - Parque Paraíso (CRAS Parque Paraíso)
  • Estrada dos Coqueiros, 09 - Jardim Idemori (CRAS Valo Velho)
  • Rua Cerro Largo, 312 - Jardim Branca Flor - Centro de Vivência

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O SCFV possui um caráter preventivo e proativo, pautada na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

Os usuários são divididos em faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vida.

A Porta de entrada para acesso ao serviço é o CRAS de referência, e atualmente o SCFV é executado nos seguintes locais:

  • Rua Nossa Senhora da Conceição n°283-(CRAS Jacira)
  • Avenida dos Itapecericanos, 392 - Parque Paraíso (CRAS Parque Paraíso)
  • Estrada dos Coqueiros, 09 - Jardim Idemori (CRAS Valo Velho)
  • Rua Manoel Antonio da Silva, 187B, Potuverá (CRAS Potuverá)

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O SCFV possui um caráter preventivo e proativo, pautada na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

Os usuários são divididos em faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vida. A Porta de entrada para acesso ao serviço é o CRAS de referência, e atualmente o SCFV é executado nos seguintes locais

 

  • Rua Nossa Senhora da Conceição nº283-Jardim Crispim (Unidade Jacira)
  • Avenida dos Itapecericanos, 392 - Parque Paraíso (CRAS Parque Paraíso)
  • Estrada dos Coqueiros, 09 - Jardim Idemori (CRAS Valo Velho)
  • Rua Manoel Antonio da Silva, 187B, Potuverá (CRAS Potuverá)
  • Estrada João Rodrigues de Moraes nº 660 - Lagoa (FUSSIS)
  • Av. Eduardo Roberto Daher nº 1285 - Centro (Casarão Melhor Idade)

O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador atua no município como um intermediador entre o cidadão que está desempregado e a empresa que está em busca de mão-de-obra qualificada.

Dispondo também de outros serviços que vem de encontro aos interesses e necessidades do munícipe, atendendo em duas unidades e tendo como interveniente a SERT – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – Governo do estado de São Paulo.

Importante: As vagas são disponibilizadas pelo sistema integrado do PAT, com atualização diária e divulgação no canal de notícias aqui do Portal e nas redes oficiais da Prefeitura (facebook e instagram). Para conquistar uma oportunidade mantenha o seu cadastro sempre em dia, dessa forma o sistema aumenta as chances de identificar o seu perfil e atender as exigências das empresas contratantes. Documentos necessários: RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de endereço.

Portal: www.maisemprego.mte.gov.br

Diretor de Departamento: Glaucio Oliveira Fontes Assis

Endereços:
PAT - Unidade Central - Atendimento das 8 às 17 horas

  • Rua Treze de Maio, Nº 100 – Centro – Itapecerica da Serra / SP - 06850-840
  • (11) 4165-3000 / 4165-1979 / (11) 4165-2025

PAT – Unidade Jardim Jacira - Atendimento das 8 às 17 horas

  • Estrada Comodoro, Nº 200 – Jardim Jacira – Itapecerica da Serra / SP - 06864-300
  • (11) 4669-4382
Serviços Disponibilizados

IMO – Intermediação de Mão-de-Obra: O setor atua no atendimento às pessoas que estão a busca de uma colocação no mercado de trabalho, sendo o primeiro emprego, estágio ou recolocação. Este é um serviço ágil e prático e funciona como intermediário entre o profissional em busca de emprego e a empresa que procura mão-de-obra especializada.

Captação de vagas: Setor que tem a função de estar em permanente contato com as empresas do município e região captando novas vagas.

Seguro-Desemprego: Atendimento a pessoas que perderam seu emprego com registro em carteira ( mínimo 06 meses de registro ) e precisam requerer o benefício do seguro desemprego. Sendo os requerentes também cadastrados e se houver vagas os mesmos são encaminhados para entrevistas de emprego e também cadastrados no programa PRONATEC do governo federal para qualificação/requalificação profissional.

Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho: O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal e empresas e comércio local para estimular a entrada dos jovens no mercado de trabalho. A empresa parceira oferece estágio para jovens de 16 a 21 anos que estejam cursando o ensino médio (antigo 2º Grau) nas instituições de ensino público estadual.

INSS – Orientação Previdenciária: O objetivo principal desse serviço é orientar e auxiliar os munícipes quanto aos seus direitos e deveres junto ao INSS – Instituto Nacional de Seguro Social e quanto a característica própria de cada benefício a ser requerido.