Secretaria de Assuntos Jurídicos
- Endereço: Av.Eduardo Roberto Daher nº 1135 - Centro (Complexo Administrativo, Bloco A)
- E-mail: [email protected]
- Telefone: (11) 4668-9188 / (11) 4668-9189
- Horário de Atendimento: Das 8h às 16h30 de Acordo com o Decreto Municipal nº 1998 de 22/11/2007
SECETÁRIO RODRIGO PIRES CORSINI
Notícias de Assuntos Jurídicos
- assessorar o Prefeito em todos os processos, atos, projetos de leis ou decretos e pareceres;
- manifestar-se nos processos judiciais nos prazos previstos em lei, bem como propor, contestar e acompanhar até final decisão as ações judiciais de interesse do Município e de qualquer órgão da Prefeitura;
- representar o Município em todos os tabelionatos, juízos e instâncias judiciais;
- examinar os aspectos jurídicos de atos administrativos e elaborar estudos de natureza jurídico administrativa;
- estabelecer processo administrativo e sindicância;
- coordenar, supervisionar e controlar os assuntos da dívida ativa do Município, promovendo sua cobrança amigável e judicial;
- redigir projetos de leis, decretos e outros atos que envolvam aspectos jurídicos, bem como promover a suplementação no âmbito do Município, da Legislação Federal e Estadual, no que couber;
- manifestar-se quanto aos aspectos jurídicos da utilização e alienação dos bens públicos e atuar nos casos de desapropriação;
- assessorar o Prefeito e os diversos órgãos da Prefeitura em assuntos jurídicos da Administração;
- promover a regularização de documentos de imóveis de propriedade da Prefeitura junto aos cartórios competentes, bem como coordenar a regularização fundiária no âmbito municipal;
- promover a elaboração de minutas de contratos, ajustes, escrituras e outros atos de natureza jurídica em que o Município for parte interessada; e
- coordenar, controlar e implantar projeto de fiscalização no âmbito municipal para atender todas as áreas sujeitas a atuação do Poder Público.
Unidade Itapecerica da Serra
- Funcionamento: De segunda a quinta-feira das 9h às 15h, sexta-feira sem atendimento ao público.
- Endereço: Rua 13 de Maio, nº 100 - Centro.
- Informações: 11 4165-1289 / 4165-1059 / 4165-1060
As Ações do Departamento de Regularização Fundiária consistem no processo de intervenção do Município nas áreas irregulares (loteamento e parcelamento do solo sem aprovação e registro junto ao competente Cartório), com ênfase nos aspectos jurídico, físico (ambiental) e social, com o objetivo de legalizar a permanência da população, moradora de áreas urbanas ocupadas em desconformidade com a lei para fins de habitação, implicando melhorias no ambiente urbano do assentamento, consagrando o Direito à Moradia, aumentando a qualidade de vida e resgatando a cidadania da população beneficiária.
Seguem abaixo as etapas e atividades necessárias para promover a regularização fundiária nos loteamentos irregulares:
- Busca documental e elaboração de relatório Preliminar;
- Relatório de análise e diagnóstico dos assentamentos;
- Elaboração de Plano de Regularização;
- Elaboração de Projeto de Regularização;
- Expedição de Auto de regularização pelo Município e DCUA pelo Projeto Cidade Legal; e
- Registro do loteamento.
COMUNICADO Nº 04/2019 – MH/SAJ
COMUNICADO Nº 05/2019 – MH/SAJ