Noticias

De aluno a professor: integrantes de projeto lecionam na escola de inglês que estudaram

A Prefeitura e iW Itapecerica da Serra realizaram nessa quinta-feira (23) o encerramento da parceria no projeto C.H.A (Conhecimento, Habilidade, Atitude), firmada em julho de 2017. Dos 20 alunos de ensino médio selecionados em processo seletivo na escola de idiomas, inclusive em entrevista com coordenadora pedagógica, 14 concluíram os estudos, com 100% de bolsa, e cinco viraram professores em unidades da cidade, Taboão da Serra e Brooklin.

“Só tenho a agradecer à Prefeitura, à iW e a todos do projeto pela oportunidade de realizar um sonho de infância; hoje, além de falar um segundo idioma muito bem, dou aulas para cinco turmas aqui na iW e estudo faculdade de Psicologia”, revelou Andreani Novaes, 19 anos, moradora do bairro Valo Velho.

Implantado em março de 2017 na Faculdade FECAF, o projeto C.H.A criado pela Secretaria de Cultura ofereceu capacitação e orientação profissional a 100 jovens do ensino médio que tinham por objetivo a formação universitária.

“Ter um prefeito que investe e acredita na Cultura é um grande privilégio, porque investir em Cultura é investir na melhoria para a população como um todo (Responsabilidade Social, educação, saúde, meio Ambiente). Então é extremamente gratificante ver esse resultado do C.H.A, quando vivemos uma Cultura itapecericana que está evoluindo a outros patamares”, ressaltou Luiz Farias, secretário de Cultura.

Durante o diálogo com os alunos e professores, o secretário aproveitou a oportunidade para agradecer à FECAF, iW e alunos, pela credibilidade que concederam ao projeto, e à diretoria de ensino do Estado no município, por viabilizar as parcerias com a Administração Municipal.

Os estudantes contemplados pelo projeto C.H.A saíram das escolas estaduais Julia de Castro Carneiro, Asa Branca da Serra, Jornalista Paulo de Castro, Benevides Beraldo e Sebastião de Moraes Cardoso, localizadas em diferentes bairros da cidade.

“Vivemos hoje um momento de celebração, do papel do professor no processo de evolução, da história que construímos nesses dois anos e da importância da função social do empreendedor, de devolver um bem maior à sociedade em que está inserido”, destacou Cauã Rossi Veiga, presidente da iW unidade Itapecerica.

Além dos alunos que viraram professores, ocorreram outras conquistas na turma, exemplo do estudante Jonathan de Melo, 19 anos, que, graças ao projeto, superou a dificuldade de falar em público, melhorou em autoconfiança e convívio social.

“Quando a parceria público privada (PPP) atua, a sociedade evolui. Então, quero deixar aqui um convite a vocês, futuro da nossa cidade, do nosso país, participem da vida política e, aos professores, proporcionem a realização de sonho de cada aluno de vocês”, concluiu José Carlos Calado, secretário de Governo, no ato representando o prefeito Jorge Costa.