Vamos combater o descarte irregular de entulhos

A produção de resíduos de construção e demolição (RCD) vem sofrendo aumento significativo ao longo do tempo, devido ao crescimento populacional e desenvolvimento urbano, e às perdas e desperdícios no setor da construção civil. E diversos são os impactos ocasionados pela disposição irregular destes materiais, comprometendo a qualidade do ambiente e paisagem do local. Podemos citar como alguns dos principais impactos relacionados a esta prática, o assoreamento de córregos e cursos d’água; a degradação das áreas de descarte; enchentes pela mudança da paisagem; o alto custo com a limpeza e recuperação dos locais de descarte; a erosão do solo e alteração da qualidade da água; atração de insetos e outros vetores; a degradação de áreas de proteção; a modificação da paisagem e a poluição visual do ambiente; e os impactos sobre o sistema de macrodrenagem.

 Além dos impactos citados, como o prejuízo ao ambiente e à qualidade de vida, os RCDs geram relevantes gastos públicos com ações corretivas da disposição irregular dos entulhos.

Outro fator de grande preocupação consiste no desdobramento destes descartes irregulares, pois muitas vezes os materiais são lançados em áreas de cumprimento de TAC – Termo de Ajustamento de Conduta. Estas são áreas utilizadas pela prefeitura para ajuste de condutas contrárias à lei, que tem como objetivo a recuperação do meio ambiente degradado por meio de obrigações técnicas, geralmente sendo instrumento de plantios de exemplares arbóreos nativos. Este cenário preocupante de irregularidade foi constatado em vistoria ambiental na última semana de março por um técnico ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, em áreas de cumprimento de TAC nos bairros da Mombaça e no Jardim São Pedro.

É necessário que exista uma conscientização da população para juntos combatermos essas práticas irregulares. Denuncie na Ouvidoria da Prefeitura, telefones 4668- 9431; 4668-9443.

IMG-20210316-WA0019 IMG-20210316-WA0045 IMG-20210317-WA0047 IMG-20210317-WA0049 Post_49_Tumb