Semana do Meio Ambiente: Uso Sustentável e Reaproveitamento da Água

Hoje a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente traz um conteúdo sobre a água, um de nossos bens naturais mais valiosos. Confira:

A água é fonte de vida para todos os seres vivos, e como recurso indispensável para a manutenção da vida é fundamental a preservação dos recursos d’água. Já sabemos que evitar banhos longos, torneiras abertas ao escovar os dentes e lavar louças, verificar a existência de vazamentos, varrer a calçada e quintal antes de lavá-los, e de preferência utilizar baldes para estas lavagens e dos automóveis, ou utilizar equipamento de pressão, contribui para a preservação da água.

A preservação dos corpos hídricos exige esforço, cuidado contínuo e todas as ações de economia, reuso e não desperdícios contribuem para a preservação desse recurso, garantindo disponibilidade de água para a sociedade atual e futuras gerações. Além das recomendações que já conhecemos a dica hoje é a mini cisterna, é um sistema de captação e reutilização da água da chuva muito eficaz.

O uso da cisterna em casa proporciona, além do ganho ambiental a economia na conta de água. Vale ressaltar que a água da chuva captada pela cisterna NÃO É CONSIDERADA POTÁVEL, devido a substâncias contaminantes existentes na atmosfera, ou seja, esta água sem o devido tratamento, não é adequada ao consumo humano. Mas é possível o uso em diversas tarefas domésticas, como a lavagem de pisos e áreas externas (quintal e calçadas) carro, roupas, descargas e servem também para regar o jardim.

*ECYCLE. Minicisterna: reaproveitamento de água ao seu alcance . Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6293-minicisterna-mini-cisterna. Acesso em: 4 jun. 2020.

2 1