Prefeitura e Sabesp promovem palestra sobre despejo irregular de esgoto

Estiveram presentes representantes de diversas secretarias, incluindo os secretários Ronaldo de Jesus Pires (Serviços Urbanos) e José Carlos de Oliveira (Segurança Pública), além de diretores e assessores.

A iniciativa prevê visitas domiciliares, nas quais agentes verificarão a existência de despejos irregulares de água pluvial em tubulações destinadas exclusivamente ao esgoto. Segundo a engenheira da Sabesp, Yara Maria Fernandes, que esteve acompanhada do técnico Wesley Siqueira Machado, o direcionamento inadequado da água da chuva pode causar prejuízos sociais e ambientais. “Quando ocorrem essas contribuições cruzadas, a rede de esgoto é sobrecarregada; o esgoto extravasa nas ruas e toda essa água poluída, com patógenos, pode ser direcionada para os rios e residências, entrando em contato com os moradores”, explicou.

Durante a palestra, foi apresentado um método para identificar o fluxo da água utilizando corantes não tóxicos. O teste consiste na aplicação de gotas em locais como pias, tanques e ralos, permitindo identificar o ponto de saída e, assim, detectar possíveis despejos irregulares.

“O primeiro passo é a conscientização. Vamos preparar materiais informativos para entregar aos moradores, orientando-os a organizar suas redes de esgoto”, destacou o secretário Ronaldo Pires (Cepacol).

A campanha de conscientização terá início no Jardim Branca Flor, bairro que frequentemente passa por inspeções e desassoreamentos para evitar alagamentos.