Formação de Professores de Arte – Dança na Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Dando continuidade às formações anteriores, o encontro abordou diferentes linguagens da dança, destacando a dança circular como proposta para o desenvolvimento da coordenação motora e rítmica, tanto individual quanto em duplas e grupos, favorecendo também a socialização entre os participantes.

Outra prática trabalhada foi o coco, dança de roda tradicional da região Nordeste do Brasil, explorada com o mesmo propósito de aprimorar a coordenação motora e rítmica por meio de vivências coletivas.

Para o encerramento, foi apresentada a proposta da dança contemporânea no espaço urbano, incentivando os professores a identificar e utilizar diferentes locais da cidade para criar pequenas coreografias. Essa atividade buscou integrar elementos da arquitetura e da iluminação natural, sempre com atenção à preservação do patrimônio público e à segurança física dos participantes.

Além da vivência prática, o objetivo é que os professores possam planejar novas atividades com suas turmas, compartilhar experiências e sanar dúvidas, ampliando o repertório de práticas pedagógicas em dança nas escolas.