Prefeitura inicia as Oficinas para construção do Plano Municipal de Assistência Social

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho de Itapecerica da Serra (SDSRT) deu inicio, na última sexta-feira (17/07), às oficinas para construção do Plano Municipal de Assistência Social - PMAS.

O trabalho coordenado por um Grupo Técnico da SDSRT junto ao Instituto Potencial será dividido em três oficinas:

• Marcos Legais da Política Nacional de Assistência Social (17/07/2020);
  • Apresentação do Diagnóstico Socioterritorial, Contextualização dos Objetivos, Metas e Diretrizes e Construção da Matriz de Planejamento (24/07/2020);
  • Preenchimento da Matriz de Planejamento (31/07/2020).

Participam também das atividades membros da Secretaria de Educação, Autarquia Municipal de Saúde e profissionais dos equipamentos públicos CRAS e CREAS. Contando ainda com ampla participação popular em caráter participativo através do Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e organizações da sociedade civil.

Nas oficinas os envolvidos participam de apresentações com palestras sobre a área, dinâmicas, debates e avaliações. O Plano Municipal de Assistência Social deve ser finalizado até agosto e tem validade de 01 (um) ano.

Plano de Assistência Social

O Plano de Assistência Social é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política de Assistência Social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social.

O Plano tem como componentes básicos: Diagnóstico socioterritorial, Objetivos gerais e específicos, Diretrizes e prioridades deliberadas, Ações e estratégias correspondentes para sua implementação, Metas estabelecidas, Resultados e impactos esperados, Recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis e necessários, Mecanismos e fontes de financiamento, Cobertura da rede prestadora de serviços, Indicadores de monitoramento e avaliação e Espaço temporal de execução.

1-IMG_1177 1-IMG_1180 1-IMG_1181 1-IMG_1183 1-IMG_1187 1-IMG_1190 1-IMG_1199 1-IMG_1206 1-IMG_1215