Atenção, a raiva mata e pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem
Devido a raiva ser uma doença de interesse à saúde pública, a Prefeitura de Itapecerica da Serra alerta a população para os cuidados que as pessoas devem observar para não serem acometidas pela doença.

A equipe do Departamento de Zoonoses da Autarquia de Saúde realiza constantemente o serviço de monitoramento, entretanto, cabe ao cidadão manter o local limpo e evitar o contato com qualquer tipo de morcegos, observar qualquer alteração comportamental e de saúde dos animais domésticos.
Caso a pessoa sofra mordida ou arranhões de cães, gatos ou outros mamíferos deve lavar a ferida imediatamente com água e sabão e procurar com urgência o serviço de saúde.
O que é Raiva?
A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central. É uma encefalite, em geral de evolução rápida, dependendo da assistência médico-hospitalar recebida pelo paciente.
A sintomatologia atualmente é bastante diversa podendo o paciente apresentar as fobias consideradas clássicas da raiva (hidrofobia e aerofobia), a tríade parestesia, paresia e paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré e outros sinais e sintomas.
Pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem, sendo seu prognóstico fatal em praticamente todos os casos. É uma zoonose (antropozoonose) que tem como hospedeiro, reservatório e principal transmissor o morcego, animal que, dependendo da situação, transmite a doença aos humanos através da mordedura, arranhadura ou lambedura.