12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem
Este ano, a homenagem da Autarquia Municipal da Saúde de Itapecerica da Serra aos profissionais da enfermagem será em forma de gratidão.

Ninguém imaginava viver uma pandemia como a que estamos vivendo nos dias atuais. Nem mesmo esses profissionais da saúde – enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem - que juraram dedicar a vida a serviço da humanidade, acostumados a vivenciar e socorrer o sofrimento físico das pessoas, nem eles imaginaram que viveriam dias tão intensos em suas profissões, como os de hoje.
No entanto, lá estão eles, dia, noite, a cada turno, com a firmeza e a determinação que a função exige. Mas com a mão suave que transmite segurança, o olhar sereno que transmite esperança na cura e a postura digna de quem acredita nos desígnios de Deus, mas que sabe que esses desígnios podem chegar por meio da ciência, do tratamento saudável, da vacina.
Em nome de cada itapecericano que algum dia já recebeu os cuidados desses profissionais, a Autarquia Municipal de Saúde quer registrar um MUITO OBRIGADO. Esperamos que o seu trabalho seja reconhecido e respeitado hoje e sempre.
Histórico:
12 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional do Enfermeiro, marca o dia do nascimento de Florence Nightingale, jovem britânica nascida no ano de 1820, que se rebelou contra a situação submissa que as mulheres viviam na sociedade de sua época e se tornou enfermeira. Chefiou uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias que partiram para a Guerra da Criméia (1853-1856) para tratar dos soldados feridos.
No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, homenageando também outra importante figura que se dedicou à profissão de enfermeira, Ana Néri, que faleceu no dia 20 de maio de 1880. A baiana Ana Justina Ferreira Néri deixou a vida tranquila e cheia de posses que possuía para cuidar de soldados brasileiros na Guerra do Paraguai (1865-1870).