Servidores assistem palestra motivacional

Coordenado pela Assistente Social Maria Regina Monteiro Papagheorgiou, contou com a presença dos funcionários públicos, que tiveram instrução e conhecimento dos males causados pelas drogas lícitas e ilícitas.

O Programa Saúde do Servidor cuida do funcionalismo público em relação ao estresse, transtornos de ansiedade, depressão, dependência química. Mais de 300 funcionários já passaram pelo programa, que atende também seus familiares, com visitas domiciliares quando for necessário.

Com um depoimento emocionante, o servidor Alessandro disse estar livre de substâncias químicas há mais de 4 anos, que ficou dependente devido a problemas familiares. Procurou tratamento e se curou, pois não conseguia mais exercer sua função. Assim como da depressão, a dependência química também é uma doença invisível. Com a ajuda do CAPS AD, da Medicina Ocupacional e amigos, conseguiu se recuperar.

A palestra principal foi ministrada pelo Assistente Social e Presidente da Comunidade Terapêutica Conquista, Luis Gustavo Américo da Silva. Sua entidade atende a 70 homens, 28 mulheres e 3 crianças.  Ele destacou que o álcool é a droga mais consumida e que o tabaco, apesar de não provocar transtorno de conduta, é uma droga popular. Segundo ele, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou a dependência química como doença biológica, psicológica e social.

O palestrante finalizou elogiando o Programa Saúde do Servidor, desenvolvido pela Medicina Ocupacional da Prefeitura e colocou sua entidade à disposição para acolher aqueles que necessitarem de auxílio.

O programa ainda conta com o “Acolhe Servidor”. Sistema online que atende os servidores e seus familiares nesses momentos de pandemia, pelo 4668-9354 e pelo Whatsapp 94017-7511.