CIRCUITO DE ITAPECERICA - BERÇO DO AUTOMOBILISMO DO BRASIL
Primeira Corrida de Automóvel da América do Sul

Em 1908, o Automóvel Club de São Paulo acabava de ser criado. Como parte de seus projetos, a entidade promoveu uma competição de automóveis e motocicletas. O trajeto escolhido percorria algumas estradas antigas que interligavam São Paulo ao Sertão. Os principais pontos de passagem deste trajeto era o próspero bairro paulistano de Pinheiros, a Freguesia de MBoy, Itapecerica e o município de Santo Amaro.
Essa corrida de automóvel tornou-se a primeira oficial na América do Sul. Foi realizada no dia 26 de julho de 1908, há mais de 100 anos, e entrou para a história do automobilismo mundial.
O chamado Circuito de Itapecerica percorreu mais de 70 quilômetros entre a saída do Parque Antártica indo até o ponto mais distante, em Itapecerica, e retornando ao ponto de partida.
Não houve acidentes, apesar da poeira e do terreno áspero e acidentado. O vencedor foi o desportista Sílvio Penteado, com seu Fiat de 40HP.
Em Santo Amaro, o carioca Gastão de Almeida leva 5 minutos de vantagem sobre os outros competidores da categoria D. Mas o reservatório de óleo do seu Dietrich-Lorraine cai a seis quilômetros da chegada. Então, Silvio Álvares Penteado o ultrapassa e consegue chegar em primeiro lugar, sendo muito aplaudido pelo público.
Eis o percurso: Saída do Parque Antártica, em São Paulo, os carros tinham que atravessar a Consolação, Av. Paulista, Arco Verde, Pinheiros, Mercado dos Caipiras, Pirajussura, MBoy passando por Itapecerica, voltando por Santo Amaro, Brigadeiro Luis Antonio, até a Avenida Paulista, com chegada ao Parque Antártica.
Bibliografia:
A Primeira Corrida na América do Sul
autor: Vergniaud Calazans Gonçalves