• Endereço: Largo da Matriz nº 95 - Centro
  • E-mail: [email protected]
  • Telefone: (11) 4667-9992 / (11) 4666-1267 / (11) 4666-6151
  • Horário de Atendimento: Das 8h às 16h30 de Acordo com o Decreto Municipal nº 1998 de 22/11/2007

O SECRETÁRIO LUIZ FARIAS DE OLIVEIRA

O SECRETÁRIO LUIZ FARIAS DE OLIVEIRA

Ator e produtor cultural com 28 anos de carreira na área artística, Luiz Farias de Oliveira é dançarino, coreógrafo e professor de dança. Além de ter atuações como sociólogo, gestor de RH, palestrante e conferencista.

Já foi apresentador de diversos festivais culturais, jurado de eventos de artes e criador do primeiro festival de teatro de Itapecerica da Serra; além de coordenador de vários festivais de dança.

Luiz Farias também foi responsável por ações socioculturais e artísticas em muitos trabalhos. É criador de projetos artísticos para o desenvolvimento de crianças e jovens, entre eles, o projeto “Verde Já” e “Juventude Espetacular”.


  1. coordenar, planejar, controlar e organizar as atividades culturais do Município;
  2. incentivar, difundir e desenvolver atividades culturais, festividades cívicas e comemorativas, certames e eventos artísticos, literários e vocacionais no Município;
  3. promover a administração e manutenção da Biblioteca Pública, bem como a guarda, controle, renovação e circulação do seu acervo; e
  4. promover a coleta, guarda, conservação e preservação de documentos e demais peças que compõem a memória e o acervo artístico e histórico do Município.

Com o intuito de fortalecer e articular ações para o avanço das atividades culturais na Região Sudoeste da Grande São Paulo, a Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra propôs uma aliança entre as cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia, Embu Guaçu, Vargem Grande e Itapecerica da Serra, batizada de C-8 Rota da Cultura, e com o objetivo de promover ações culturais para os oito municípios.

A ação cultural “Entrelaçar de Ideias’, promovida pela Secretaria de Cultura, visa gerar a participação e integração de vários artistas de gêneros musicais diferentes, se apresentando no mesmo palco.

A Secretaria de Cultura, em parceria com as escolas estaduais do município lançaram o Projeto Gincana Cultural, que visa envolver o público jovem com diversas ações sócio culturais, proporcionando uma iniciativa que colabore com o desenvolvimento de cada indivíduo, fortalecendo a participação coletiva e estimulando o trabalho em equipe.

A Secretaria de Cultura disponibiliza oficinas culturais de violão, violino, violoncelo, teatro, artes plásticas, artesanato, canto coral, teoria musical, metais (instrumentos de sopro), dança contemporânea e percussão, para os munícipes, contribuindo para a formação e para a vivência da população no campo da cultura.

O Programa Municipal de Cultura – P.M.C. ocupa as escolas em todos os bairros da cidade, visando o acesso a moradores, vizinhos e movimentos culturais, com apresentações artísticas e workshops.

Mensalmente um bairro é sorteado e uma escola municipal escolhida para receber o programa.

A Secretaria de Cultura promove rodas de conversa com os segmentos artísticos, a partir do ponto de vista da inclusão social, buscando cultivar a cultura cívica e a cultura cidadã, para provocar a coesão social.

Também nesse mesmo segmento são realizadas palestras motivacionais à profissionais da rede pública de ensino.

A Secretaria de Cultura lançou o projeto C.H.A. (Conhecimento, Habilidades e Atitudes), em parceria com a Faculdade FECAF.

O projeto C.H.A. foi criado para oferecer capacitação e orientação profissional aos que visam formação universitária.

O Projeto Quintas Culturais, acontece toda quinta-feira no Auditório Memorial, na Secretaria de Cultura e visa criar um espaço alternativo, onde os artistas da cidade possam apresentar sua arte.

A Secretaria de Cultura foi reestruturada com novo espaço, camarim, som e iluminação para atender aos artistas convidados.

A Secretaria de Cultura, pretende atuar em parceria com a sociedade civil na busca de soluções para as questões culturais.

Antes de levar uma nova ação ao bairro a Cultura se reúne com a comunidade para avaliar seus anseios e planejar as ações.