Noticias

Prefeitura apoia artistas de Itapecerica da Serra na Bienal Naif

Prefeitura apoia artistas de Itapecerica da Serra na Bienal Naif

Itapecerica da Serra estará bem representada na Bienal Naif 2019, a ser realizada no município de Socorro a partir do próximo dia 14 de setembro. Os artistas Nilson Rodrigues e Dona Edisseia da Silva Politano, que têm apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo, tiveram trabalhos selecionados para a exposição.

 “Ver obras de representantes de nossa cidade integrando importantes eventos culturais nos deixa muito orgulhosos. Parabéns aos artistas e à Secretaria de Turismo por apoiar essas iniciativas”, comemora o prefeito Jorge Costa.

A Arte Naïf (do francês, arte ingênua) é o estilo de pintura de artistas sem formação acadêmica sistemática. É a arte da espontaneidade, da criatividade autêntica, do fazer artístico sem escola nem orientação; portanto é instintiva, em que o autor expande seu universo particular.

Morador do bairro Embu Mirim, o jovem Nilson Rodrigues, conhecido como Tigre, começou logo cedo a demonstrar suas habilidades, desenhando e colorindo as paredes e móveis da casa com imagens do Pernalonga, Leão o Rei da Selva, Jesus, entre outros.

Sua família vivia do trabalho na Olaria e bem cedo Nilson assumiu a responsabilidade de arrumar as rachaduras das paredes. Hoje cuida da mãe, D. Aparecida Gabriela, e da irmã, Rosana Aparecida, portadora da Síndrome de Down, que frequentou a Escola Arco Íris da Prefeitura até pouco tempo atrás. “Foi muito bem cuidada no Arco Íris”, diz D. Aparecida.

O artista, que foi aluno da Escola Municipal Edvard Rodrigues de Oliveira, revelou o desejo de pintar o muro da instituição de ensino com um dos seus personagens favoritos, o Pica-pau, além de incluir frases que estimulem o respeito ao diferente e à não discriminação. Tem ainda o sonho de transformar sua casa em um orfanato pra acolher crianças que perderam suas famílias.

Nilson partilha sua arte com os vizinhos fazendo grandes murais que retratam a beleza da fauna e flora do bairro, envolto pela Mata Atlântica. Seu sustento vem das habilidades como pedreiro, marceneiro e jardineiro. Como ele diz: “em tudo tem arte”.

Outra representante da cidade que estará na Bienal é Dona Edisseia da Silva Politano, 75 anos, selecionada pela segunda vez para o evento. Sua experiência criativa também começou cedo, quando já desenhava na areia. Depois passou a desenhar bonecas e, adulta, se tornou modista. Seus modelos já traziam algo de arte Naif, que ela veio a conhecer em 2017, quando seu quadro intitulado “As Bordadeiras da Vila Botelho” foi escolhido para a Bienal de Arte Naif do Sesc Sorocaba.

Na edição deste ano, terá dois trabalhos, ambos com a temática educacional. Dona Edisseia defende que a cidade e o País só podem se desenvolver a partir da Educação, seja na família e no trato com as pessoas, seja na escola. “Somente com Educação se faz uma nação”, defende com alegria e otimismo, disposta a fazer sua parte por um mundo melhor.

Para a secretária municipal de Turismo, Elaine Silva, “apoiar artistas da nossa cidade e dar visibilidade a trabalhos que retratam o cotidiano, o meio ambiente e ainda se espalham pelo bairro e até chegam em outras cidades, mostra que atuar junto com a comunidade é o melhor caminho para o desenvolvimento”.

Elaine, que representará o prefeito Jorge Costa, a diretora de Turismo, Luciana Morares, e a diretora da Gerência de Atendimento do Complexo Administrativo, Márcia Ferreira Mota, participarão de palestras e tour pelos ateliers nos dias 14 e 15 de setembro na Bienal de Socorro.

A curadoria da exposição tem a assinatura da região, a também artista Rosangela Politano, que está com trabalhos expostos no saguão do Complexo da Prefeitura até o próximo dia 13.

 

Serviço:

Bienal Naif – Socorro

De 14 de setembro a 15 de outubro de 2019

https://binaif.org.br/

Itapecerica Na Bienal Itapecerica Na Bienal Itapecerica Na Bienal Itapecerica Na Bienal
Adicionar Comentário