Prefeitura apoia artistas de Itapecerica da Serra na Bienal Naif

Itapecerica da Serra estará bem representada na Bienal Naif 2019, a ser realizada no município de Socorro a partir do próximo dia 14 de setembro. Os artistas Nilson Rodrigues e Dona Edisseia da Silva Politano, que têm apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo, tiveram trabalhos selecionados para a exposição.

“Ver obras de representantes de nossa cidade integrando importantes eventos culturais nos deixa muito orgulhosos. Parabéns aos artistas e à Secretaria de Turismo por apoiar essas iniciativas”, comemora o prefeito Jorge Costa.

A Arte Naïf (do francês, arte ingênua) é o estilo de pintura de artistas sem formação acadêmica sistemática. É a arte da espontaneidade, da criatividade autêntica, do fazer artístico sem escola nem orientação; portanto é instintiva, em que o autor expande seu universo particular.

Morador do bairro Embu Mirim, o jovem Nilson Rodrigues, conhecido como Tigre, começou logo cedo a demonstrar suas habilidades, desenhando e colorindo as paredes e móveis da casa com imagens do Pernalonga, Leão o Rei da Selva, Jesus, entre outros.

Sua família vivia do trabalho na Olaria e bem cedo Nilson assumiu a responsabilidade de arrumar as rachaduras das paredes. Hoje cuida da mãe, D. Aparecida Gabriela, e da irmã, Rosana Aparecida, portadora da Síndrome de Down, que frequentou a Escola Arco Íris da Prefeitura até pouco tempo atrás. “Foi muito bem cuidada no Arco Íris”, diz D. Aparecida.

O artista, que foi aluno da Escola Municipal Edvard Rodrigues de Oliveira, revelou o desejo de pintar o muro da instituição de ensino com um dos seus personagens favoritos, o Pica-pau, além de incluir frases que estimulem o respeito ao diferente e à não discriminação. Tem ainda o sonho de transformar sua casa em um orfanato pra acolher crianças que perderam suas famílias.

Nilson partilha sua arte com os vizinhos fazendo grandes murais que retratam a beleza da fauna e flora do bairro, envolto pela Mata Atlântica. Seu sustento vem das habilidades como pedreiro, marceneiro e jardineiro. Como ele diz: “em tudo tem arte”.

Outra representante da cidade que estará na Bienal é Dona Edisseia da Silva Politano, 75 anos, selecionada pela segunda vez para o evento. Sua experiência criativa também começou cedo, quando já desenhava na areia. Depois passou a desenhar bonecas e, adulta, se tornou modista. Seus modelos já traziam algo de arte Naif, que ela veio a conhecer em 2017, quando seu quadro intitulado “As Bordadeiras da Vila Botelho” foi escolhido para a Bienal de Arte Naif do Sesc Sorocaba.

Na edição deste ano, terá dois trabalhos, ambos com a temática educacional. Dona Edisseia defende que a cidade e o País só podem se desenvolver a partir da Educação, seja na família e no trato com as pessoas, seja na escola. “Somente com Educação se faz uma nação”, defende com alegria e otimismo, disposta a fazer sua parte por um mundo melhor.

Para a secretária municipal de Turismo, Elaine Silva, “apoiar artistas da nossa cidade e dar visibilidade a trabalhos que retratam o cotidiano, o meio ambiente e ainda se espalham pelo bairro e até chegam em outras cidades, mostra que atuar junto com a comunidade é o melhor caminho para o desenvolvimento”.

Elaine, que representará o prefeito Jorge Costa, a diretora de Turismo, Luciana Morares, e a diretora da Gerência de Atendimento do Complexo Administrativo, Márcia Ferreira Mota, participarão de palestras e tour pelos ateliers nos dias 14 e 15 de setembro na Bienal de Socorro.

A curadoria da exposição tem a assinatura da região, a também artista Rosangela Politano, que está com trabalhos expostos no saguão do Complexo da Prefeitura até o próximo dia 13.

Serviço:

Bienal Naif – Socorro

De 14 de setembro a 15 de outubro de 2019

Itapecerica Na Bienal Itapecerica Na Bienal Itapecerica Na Bienal Itapecerica Na Bienal