Noticias

Emoção, homenagens e gratidão marcam a II Formatura do Programa Cidadão Bilíngue

A II Formatura do Programa Cidadão Bilíngue foi marcada por muita emoção e gratidão a cada discurso proferido por oradores do curso de inglês profissionalizante oferecido pela Prefeitura de Itapecerica da Serra, sob a coordenação da Secretaria de Governo, Ciência e Tecnologia.

Após a formação da mesa de cerimônia com secretários, vereadores e membros do programa; o público que lotou o Auditório do Complexo Administrativo na manhã desse sábado, 14, cantou o Hino Nacional, assistiu a retrospectivas e se emocionou com as palavras de formandos aos realizadores, colegas de sala, familiares e estudantes.

“Essa oportunidade de sermos selecionados para aprender um novo idioma é a maior sensação de gratidão que poderíamos ter. Aqui existem pessoas que além de sonhar realizam e são capazes de fazer história. O curso é inquestionavelmente bom, mas tivemos uma cerejinha do bolo que deixou tudo muito melhor, que é o professor Daniel (incrível, dedicado, paciente)”, discursou Tatiana Araújo, representante da turma das 9h30.

Traçando um comparativo entre a Independência do Brasil em 1822 e os tempos atuais, José Carlos Calado, secretário de Governo, Ciência e Tecnologia, ressaltou a importância do trabalho de pessoas sérias e comprometidas na construção do país. “Deixo aqui o abraço fraternal do nosso prefeito Jorge Costa. Como friso muito; o mais importante é que o curso promove cidadania, porque na sociedade que vivemos temos os direitos, mas o grande diferencial está no comprometimento no desafio de cumprir com os deveres”, disse Calado.

Ricardo Magalhães, representante da Twin Peaks, parceira do Programa, representou o diretor Fernando Pinto, em viagem aos Estados Unidos para pesquisa do Cidadão Bilíngue. “Agradeço ao prefeito Jorge Costa, à Câmara pela moção de aplausos ao projeto e a todos vocês, que não sabem o quanto é contagiante ver um sonho sendo realizado nesta formatura”, disse.

O Programa Cidadão Bilíngue promovido pela Prefeitura de Itapecerica da Serra soma até o momento a entrega de 288 certificados (112 em julho e 141 nesta formatura). “Hoje é a passagem para uma vida melhor, de desafios em meio a esse turbilhão que passa o nosso país. Temos em nossas mãos, a prova de que é possível melhorar, sair da zona de conforto e seguir em frente. Obrigada à Prefeitura, aos coordenadores e professores que nos tornaram cidadãos melhores”, destacou a formanda Graciela Sereno.

Professores falam de trajetória, cidadania, sonhos e conquistas

“Desejo que levem o certificado para a vida, porque inglês é importante, mas ser um cidadão de bem, de dignidade é o que mais importa”, Daniel Marques.

“Um ciclo se fecha, outros começam, e a vida é assim. O que o curso proporcionou a vocês, espero que possam levar pra vida e que conquistem tudo que estão buscando”, Nelson (Nell Filho), homenageado com uma de suas músicas como trilha na retrospectiva.

“Esperamos que essa jornada que vivemos juntos possa render bons frutos, oportunidades de trabalho e que tenha feito diferença na vida de vocês”, leu, em português, o professor nascido em Brighton, Reino Unido, Peter Branch.

O Cidadão Bilíngue oferece aulas em sete turmas; cada uma com 20 alunos e carga horária de 100h, 1h40 por dia, de segunda a sexta-feira. Ao término do Programa ativo, a organização vai selecionar os dois melhores alunos, entre todas as turmas, para intercâmbio na Inglaterra.

No encerramento da cerimônia, a itapecericana e coordenadora administrativa, Thaísa de Sá, agradeceu a oportunidade de após o curso passar a ser parte da equipe. “Em sempre participei de todos os projetos que a Prefeitura disponibiliza; essa oportunidade pra mim é muito importante, eu aprendo muita coisa, e só tenho a agradecer. Obrigada Prefeitura”, finalizou.

Além de representantes da política e do programa, houve discurso de uma mãe de aluno. “Tenho a honra de agradecer a todos do Programa pela oportunidade de manifestar minha gratidão como mãe do aluno Reginaldo Jr. e quero revelar que eu estudei também, fiz o curso, ele é ótimo em tudo, material, professores, estrutura, recomendo”, disse Martha Regina.

Já em andamento, a terceira edição do Cidadão Bilíngue está com formatura prevista para novembro. Projeto inovador, realizado em parceria com a Twin Peaks, visa capacitar 500 jovens e adultos, de baixa renda, no período de um ano. Na lista de espera, mais de dois mil inscritos. Interessados devem preencher o cadastro e aguardar retorno para entrevista.

Prestigiaram a II Formatura do Programa Cidadão Bilíngue o secretário de Esporte e Lazer, Valdomiro de Freitas Dias (Miro), e os vereadores Prof. Marcelo e Allan Dias.